segunda-feira, 29 de abril de 2013

Maiores marcas de clubes brasileiros


Com a aproximação da Copa do Mundo cada vez mais jogadores renomados internacionalmente retornam ao Brasil para a disputa dos campeonatos regionais, nacionais e internacionais, e, além de engrandecer os campeonatos, geram maior renda para os clubes.

Começando com Ronaldo fenômeno, que assinou contrato com o Corinthians em 2009, e casos recentes como o de Ronaldinho Gaúcho no Atlético-MG, Seedorf no Botafogo e Alexandre Pato no Corinthians, os times conseguiram se transformar em marcas que geram renda. Um estudo elaborado pelos auditores independentes da BDO com base nos dados financeiros e marketing de cada equipe avaliou quais são as marcas futebolísticas mais rentáveis do Brasil. Confira:
  • 1º Corinthians: 1 Bilhão de reais (500 Milhões de dólares)
  • 2º Flamengo: 792 Milhões de reais (396 Milhões de dólares)
  • 3º São Paulo: 771 Milhões de reais (385 Milhões de dólares)
  • 4º Palmeiras: 481 Milhões de reais (240 Milhões de dólares)
  • 5º Internacional: 392 Milhões de reais (196 Milhões de dólares)
  • 6º Santos: 341 Milhões de reais (170 Milhões de dólares)
  • 7º Vasco: 316 Milhões de reais (158 Milhões de dólares)
  • 8º Grêmio: 316 Milhões de reais (158 Milhões de dólares)
  • 9º Cruzeiro: 205 Milhões de reais (102 Milhões de dólares)
  • 10º Atlético-MG: 179 Milhões de reais (89 Milhões de dólares)