O contrato de Mattheus com o Flamengo tem validade até dezembro de 2013 e o jogador já havia sinalizado para a diretoria que não tinha o interesse em renovar o vínculo. Assim, a Juventus poderia assinar um pré-contrato a partir de julho e esperar até o fim do ano para ter o atleta sem custo algum.
Segundo apuração do UOL Esporte, o acordo da Juventus com o Flamengo prevê dois momentos distintos. Na fase inicial, o Rubro-negro receberá um milhão de euros – aproximadamente R$ 2,6 milhões. Já uma segunda parte será paga se Mattheus completar um determinado número de jogos pela equipe italiana.
A segunda parcela é que representa uma redução nas negociações – inicialmente a quantia seria de mais um milhão de euros, o que não ocorrerá agora. A diretoria, no entanto, não revelou o quanto menor seria o valor em relação às primeiras conversas.
"Infelizmente, não temos muito o que fazer. Tudo deve ser definido semana que vem. Aceitamos a proposta. Tentamos convencê-lo a ficar. Pegamos ele já com pouco tempo de contrato. Ele tem a cabeça feita de que quer morar na Itália. Achávamos que ele poderia se desenvolver primeiro aqui e ir mais maduro para Europa. Esperamos que seja feliz. É um bom garoto", disse o vice de futebol do Fla, Wallin Vasconcellos, ao UOL Esporte.
A negociação com a Juventus não é uma novidade. Os italianos demonstraram interesse em contratar Mattheus em janeiro, após a disputa do sul-americano sub-20, na Argentina. Com o questão na mão, o Rubro-negro renovou o contrato de outros jovens da mesma geração do filho de Bebeto para evitar o mesmo problema. Foi assim com Adryan, Thomás e Rafinha.
Mattheus, inclusive, tem treinado em separado dos demais atletas desde que decidiu não renovar seu contrato com o Flamengo. O técnico Jorginho tentou conversar com o jogador nas últimas semanas com o objetivo de reverter o quadro, mas o filho de Bebeto estava decido a não renovar seu contrato.
"O Jorginho conversou com ele, mas ele está irredutível. Fizeram uma proposta na janela de janeiro. Não aceitamos o acordo na época e a janela fechou. Eles demoraram a voltar. Ele iria nessa janela do meio do ano. Se a gente fechar na próxima semana, já liberamos", finalizou o dirigente.